Como Comprar Dólar Turismo - Análise Segura | Focco Turismo

Como Comprar Dólar Turismo – Análise Segura

Quem está preparando uma viagem ou não tem experiência em operações financeiras costuma ficar impressionado com o valor elevado das moedas estrangeiras. Com isso, compreender como comprar dólar turismo acaba de tornando uma tarefa mais complexa do que se imaginava. Porém, é possível fazer boas cotações e encontrar um parceiro perfeito para suas operações com alguns passos fundamentais de análise.

1 – Diferenciação de cotações

Entender como comprar dólar turismo começa pela necessidade de se diferenciar a cotação comercial do turismo. A cotação que costumamos ver na televisão é a comercial, utilizada para negociações de grandes empresas de importação e exportação, em movimentações financeiras do governo no exterior e outros. Em outras palavras, é uma cotação feita em operações que agreguem valor e crescimento ao país, sendo uma forma de alcançar uma posição mais benéfica no comércio exterior e na remessa de capitais.

O dólar turismo, por sua vez, é a cotação utilizada para viagens internacionais e em operações de compra e venda que envolvam, principalmente, o papel moeda, e onde incluem-se os custos de segurança, burocracia e outros para sua obtenção. Ou seja, é uma cotação baseada na cotação comercial e, sobre ela, são praticados spread e impostos. O que nos leva ao passo 2.

2 – Análise das cotações

As diferenças de cotações ocorre, principalmente, pelo fato do Brasil, desde 1999, adotar um sistema de câmbio flexível que pode ser negociado livremente por quem compra e venda moedas estrangeiras. Por isso não é tão fácil programar a própria viagem sem comparar valores e cotações praticados por diferentes instituições para se chegar ao melhor custo-benefício.

Para isso é possível utilizar-se de diferentes portais e sistemas que oferecem cotações. O site do Banco Central do Brasil, por exemplo, oferece boletins diários e o valor médio de determinada moeda em certo período. Com isso, torna-se possível não só analisar como as instituições estão realizando suas cobranças, como trabalhar com testes com o ranking do VET (Valor Efetivo Total), avaliando o custo total da operação em diferentes instituições, avaliando não só taxa de câmbio e tributos sobre a operação, como os demais custos e comissionamentos envolvidos.

3 – Onde realizar minha compra?

As operações de câmbio com dólar podem ser feitas, basicamente, em instituições bancárias, em casas de câmbio ou por empresas online, cada uma com suas características:

  • Instituições bancárias: costumam oferecer taxas mais elevadas em comparação as casas de câmbio. Apesar de mais “cômodo” para comprar dólar, estas costumam apresentar taxas de administração e de câmbio (margem embutida nos lucros) que acabam por elevar o valor da operação, principalmente pelo fato do mercado cambial não ser a principal demanda e especialização da maioria das instituições bancárias.
  • Casas de câmbio: costumam oferecer taxas mais atrativas e serviços mais personalizados, o que ajuda muito na hora de tirar dúvidas importantes e estabelecer os melhores processos para cada operação, principalmente para quem tem pressa na operação. Porém, é preciso compreender que existem perigos na negociação com casas de câmbio também, sendo imprescindível pesquisar e comparar não só as taxas cobradas, como também sua reputação no mercado e se está legalmente autorizada e é experiente na realização das transações que você demanda.
  • Serviços online: as empresas de tecnologia financeira (Fintechs) que desenvolvem plataformas online para agilizar os processos burocráticos também são uma opção. Porém, é preciso bastante cuidado ao contar com os processos totalmente digitais, uma vez que ultimamente estas empresas estão enfrentando fortes sanções fiscais por não estarem totalmente de acordo com as normas de verificação de compliance exigidos pelas autoridades governamentais. Além disso, há relatos de clientes que perderam o valor remetido ao exterior ao realizarem operações por aplicativos dessas empresas.

Cuidado com o mercado paralelo!

O mercado de câmbio negro é uma negociação ilegal e não é intermediada por uma instituição financeira ou autorizada e, portanto, não é registrada e, consequentemente, não tributada, sendo muito utilizada, inclusive, para operações fraudulentas como lavagem de dinheiro e evasão fiscal, o que pode lhe render muita dor de cabeça futuramente.

Faça uma cotação com a Focco Turismo agora mesmo!

A Focco Turismo é uma experiente casa de câmbio em São Paulo, especializada em operações de:

  • Compra e venda de moedas estrangeiras;
  • Formatação de pacotes de turismo (desde elaboração do pacote até receptivos e passeios, tickets de parques, ingressos e mais);
  • Seguro viagem;
  • Aquisição de cartões internacionais;
  • Delivery de encomendas;
  • Remessas internacionais (desde transferência de patrimônio, manutenção de residentes até disponibilidade de recursos no exterior, pagamento de serviços de educação, envios corporativos e outros).

A Focco investe na implementação de inovações tecnológicas no mercado de câmbio, descobrindo novos processos que satisfaçam as demandas de nossos clientes sem perder de vista a segurança e profissionalismo. Quer saber como comprar dólar turismo com o melhor custo-benefício? Preencha o formulário abaixo, entre em contato conosco! Venha ver como podemos te ajudar.

Dólar Americano (USD):
Consulte
EURO (EUR):
Consulte
Libra Esterlina (GBP):
Consulte
Dólar Australiano (AUD):
Consulte
Dólar Canadense (CAD):
4.3913
Franco Suiço (CHF):
Consulte
Fale com um consultor agora!