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Como Pagar Invoice Internacional?

Atualmente existem diversas exigências a serem cumpridas pelos consumidores que desejam fazer negócios no exterior ou prestar serviços para fora do país. Dentro dessa demanda de mercado surgiu a figura do Invoice internacional.

Invoice é o termo em inglês utilizado no mercado internacional para se referir ao que conhecemos como nota fiscal. Ela funciona como um documento comercial e serve para formalizar qualquer operação de compra que envolva uma empresa estrangeira. Mas afinal, como pagar uma Invoice internacional?

Como pagar Invoice internacional?

O pagamento da Invoice internacional pode ser feito em diferentes formas, como depósitos bancários, boleto, paypal e outras. As operações feitas através de depósito bancário irão exigir o código SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication) do banco do beneficiário, que nada mais é do que o código que irá garantir que o dinheiro chegue até a conta correta.

Claro, é preciso uma análise mais criteriosa ao escolher o intermediário da negociação, afinal, existem diferenças nos valores cobrados para a operação, o que demanda a necessidade de uma instituição que ofereça um serviço qualificado com preço justo.

Quando a Invoice é utilizada?

A emissão de uma Invoice internacional ocorre sempre que houver a necessidade de depositar algum valor referente a uma compra ou prestação de serviço em uma conta no exterior. Dessa forma, a empresa que prestou o serviço ou vendeu determinado produto deverá fornecer a Invoice para que o pagamento seja efetuado por intermédio de uma transferência internacional.

Se você realizou a compra de direitos de uso de um software internacional, por exemplo, e precisa depositar o valor da compra em uma conta no exterior. A empresa fornecerá a Invoice internacional da compra, viabilizando o pagamento dos direitos de uso do produto.

Documentos necessários em uma Invoice internacional

  • Nome e endereço do importador e do exportador;
  • Tipo de transporte acordado;
  • Locais de embarque e desembarque;
  • Descrição completa da mercadoria ou serviço;
  • Quantidade, peso bruto e líquido (quando mercadoria);
  • Moeda, preço unitário, valor total;
  • Termos ou condições de venda (INCOTERMS);
  • Assinatura do exportador;
  • Modalidade de pagamento;
  • Tipo de embalagem e número e marca de volumes (quando mercadoria);
  • Data da emissão.

Além disso, o documento deve conter o idioma do país que prestar o serviço, assim como o idioma do beneficiário no exterior.

Como economizar no pagamento de uma Invoice internacional?

As instituições autorizadas a realizar transferências internacionais englobam as casas de câmbio, instituições bancárias e correspondente cambiais, sendo que a operação irá envolver o remetente do dinheiro (pessoa física que irá disponibilizar a quantia), o emissor (intermediário que irá realizar a transferência) e o beneficiário (recebedor da quantia enviada).

A taxa de câmbio é negociada diretamente entre o remetente e a instituição escolhida, o que exige do remetente uma responsabilidade maior na hora de escolher a instituição que possa oferecer um custo-benefício favorável para a sua demanda operacional. A verdade é que cada instituição cobra tarifas e oferece serviços distintos, exigindo informações e embutindo tarifas diferentes para cada tipo de operação internacional.

Basicamente são 3 taxas que incidem sobre as remessas internacionais: taxa de transferência (valor fixado e cobrado pelas instituições financeiras), IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e o spread (a margem de lucro pela operação de câmbio).

A análise da melhor instituição a se optar caminha dentro do campo desses três itens, principalmente na variação do spread cobrado. É sempre bom lembrar que nem sempre as instituições que cobram um spread abaixo da linha de mercado conseguem entregar um serviço qualificado, por isso nunca paute sua escolha apenas pela valor fixado na negociação, mas analisando todos os aspectos que permeiam a operação (custo, demanda, atendimento, flexibilidade, formas de pagamento, tempo de envio e eficiência).

É importante também lembrar que o imposto de renda com alíquota de 6% é cobrado sobre remessas feitas para pagar gastos pessoais até o limite de R$ 20 mil por mês. Também é cobrado IR no pagamento de operadoras e agência de viagens com o limite de R$ 10 mil.

Por outro lado, se o seu Invoice internacional é relacionado a remessas para o exterior com fins educacionais, incluindo o pagamento de taxas de inscrição em congressos, cursos ou envio de dinheiro para cobrir despesas médicas, estes são isentos de cobrança no IR.

Conte sempre com um auxílio profissional nas suas remessas internacionais

A Focco Turismo é uma casa de câmbio com experiência e capacitação técnica para oferecer as melhores cotações e um serviço personalizado, moderno e eficiente. Contamos com uma equipe de executivos de conta qualificados na:

  • Transferências de patrimônio: transferência de valores ao exterior correspondentes ao patrimônio de pessoas que estejam mudando de país (residência);
  • Disponibilidade no exterior: transferência de recursos de depósito em conta no exterior de titularidade do cliente;
  • Manutenção de residente: transferência financeira a título de manutenção de pessoas físicas no exterior. Público principal: estudantes universitários, adolescentes em intercâmbio e parentes próximos;
  • Serviços de educação: pagamento de taxas escolares, inscrição em cursos, congressos, seminários, despesas cobradas por instituições de ensino (alojamento, alimentação, fornecimento de material didático);
  • Transferências corporativas: transferências empresariais, pagamentos e recebimentos internacionais, importação e exportação.

Na Focco Turismo você faz suas remessas internacionais devidamente autorizadas e regulamentadas pelo Banco Central do Brasil. Investimos pesado na busca por processos atuais e inovadores que garantam as menores taxas, menos burocracia, mais eficiência e um atendimento personalizado. Quer saber como pagar uma Invoice internacional com eficiência? Preencha o formulário abaixo, entre em contato com nossa equipe. Venha ver como podemos te ajudar nesse processo!

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