Comprar Dólar para Viajar - É Possível uma Boa Negociação? | Focco Turismo

Comprar Dólar para Viajar – É Possível uma Boa Negociação?

Chega o período de férias, muita gente fazendo planos para visitar o exterior e todas com uma dificuldade em comum: realizar as operações de câmbio. A verdade é que comprar dólar para viajar e buscar a melhor cotação tem sido um desafio grande para os brasileiros que planejam viajar para fora do país.

Fatores como o agravamento da crise político-econômica no Brasil e, consequentemente, a variação alta das cotações da moeda americana fazem com que comprar dólar para viajar se torne uma missão complexa e onerosa. Porém, é possível encontrar uma estratégia positiva para não sair perdendo nessa tarefa. Vejamos alguns fatores importantes para se analisar:

Qual o câmbio mais justo?

Existe duas nomenclaturas para a taxa de câmbio no Brasil: a taxa do dólar comercial e do dólar turismo. Esse dois se diferenciam, de forma simples, como a cotação do dólar no valor de mercado para transações comerciais, como em importações e exportações registradas via CACEX no Banco do Brasil; enquanto a cotação turismo é o valor da operação envolvendo o papel moeda até o consumidor final, incluindo custos da burocracia e segurança para sua obtenção. Sua referência principal é o dólar comercial e, sobre ele, são praticados os famosos spreads (ou custos administrativos) e impostos.

O spread, além de englobar a taxa de conveniência no serviço solicitado (como delivery e estrutura), necessita ser proporcional aos custos que envolvem a obtenção do papel moeda, dentre eles os custos com funcionários capacitados, carro forte, adequação à legislação e segurança.

A verdade é que não há um valor fixo convencionado para a prática do spread, fazendo com que a busca por uma casa de câmbio ou correspondente segura, profissional, transparente e ágil seja extremamente necessária para que haja uma negociação justa e econômica.

Onde comprar dólar para viajar?

  • Em bancos: Para funcionar, as instituições bancárias necessitam de grande estrutura operacional, sistemas e pessoas. Isso acaba por tornar a operação muito mais cara em comparação aos principais concorrentes, além de não permitir grande mobilidade de negociação.
  • Em casas de câmbio: apesar de operar frequentemente com a cotação turismo do dólar, as casas de câmbio oferecem um serviço diferenciado uma vez que necessitam menores custos operacionais e disponibilizam de maior flexibilidade na customização das operações, seja em compra e venda de moeda, remessas, pagamentos, seguros, pacotes de viagem, aquisição de cartões pré-pagos e chips de celular.
  • Através de remessa internacional: as remessas internacionais também são opções viáveis para quem precisa enviar dinheiro ao exterior, pois, além de proporcionar menores custos em comparação a obtenção do próprio papel moeda, são operações rápidas e seguras. O processo é feito online por meio de transferência internacional. Porém, é preciso que haja a disponibilidade de uma conta corrente no exterior.

Análise do VET (Valor Efetivo Total)

Sempre antes de fechar algum negócio é importante que se verifique o valor efetivo total pelo dólar (VET) e que o compare com outras instituições, principalmente entre as casas de câmbio.

O VET pode ser exemplificado como a taxa final para a conversão da moeda somando-se ao valor do dólar comercial, das taxas de administração, comissionamentos e custos adicionais de operação. Nessa lógica, é fundamental que se solicite o valor do VET em cada corretora e banco pesquisado para, assim, poder ter as ferramentas necessárias para se comparar informações nas mesmas bases e encontrar uma instituição que ofereça o serviço demandado com um valor realmente justo.

Converse com um de nossos especialistas agora mesmo!

A Focco Turismo é uma casa de câmbio especializada na compra e venda de moedas, na formatação de pacotes de turismo, seguro viagem, remessas internacionais, desde disponibilidade no exterior, pagamentos internacionais, de importação e exportação e muito mais.

Contamos com um grupo de executivos de contas profissionais e preparados para indicar os melhores caminhos para suas demandas financeiras, prezando sempre pela segurança, transparência e agilidade em suas operações.

Precisa de uma ajuda para comprar dólar para viajar? Preencha o formulário abaixo ou entre em contato com um de nossos executivos agora mesmo. Venha ver como podemos te ajudar na busca pela melhor cotação com taxas justas e competitivas no mercado.


Dólar Americano (USD):
Consulte
EURO (EUR):
Consulte
Libra Esterlina (GBP):
Consulte
Dólar Australiano (AUD):
Consulte
Dólar Canadense (CAD):
4.4188
Franco Suiço (CHF):
Consulte
Fale com um consultor agora!