Comprar Euro - Qual o Melhor Momento? | Focco Turismo

Comprar Euro – Qual o Melhor Momento?

Entra ano e sai ano e a pergunta que mais ouvimos quando o assunto é taxa de câmbio é: qual é o melhor momento para comprar euro? A verdade é que a resposta não é tão simples, e não existe no mundo alguém que possa afirmar categoricamente qual é o momento ideal para a transação.

Porém, nem tudo está perdido. É possível economizar quando for comprar euro adotando algumas estratégias e conhecendo um pouco das influências externas que afetam o mercado cambial. E é justamente disso que trataremos nesse artigo.

Como é o funcionamento da variação dos preços das moedas estrangeiras?

A taxa de câmbio pode ser classificada, grosseiramente falando, como uma conversão de moeda entre economias.

Aqui no Brasil o câmbio é flutuante, ou seja, não sofre com o controle direto do governo, os preços são definidos basicamente em função da oferta e demanda de moeda e suas respectivas expectativas de mercado.

O funcionamento é mais ou menos assim: quando muitas pessoas ou empresas estão vendendo uma mesma moeda, sua cotação tende a cair, uma vez que há aumento da oferta em relação a sua demanda. O caminho inverso também é verdadeiro, quando há poucos vendedores frente ao número de compradores, a cotação costuma aumentar.

Os fatores acima mencionados somam-se com a expectativa do mercado e outras variáveis subjetivas e são determinantes para o comportamento da grande massa de investidores. Esses parâmetros subjetivos são, ainda hoje, imensuráveis e apresentam a dificuldade encontrada na escolha do dia exato para comprar moedas estrangeiras.

Porém, de qualquer forma, é muito mais benéfico conhecer os fatores de influência e levá-los em consideração na hora de planejar sua compra de moeda. Muito melhor do que arriscar a compra sem a devida estruturação.

Quais são os principais fatores que influenciam na variação das taxas de câmbio?

A demanda, como dito acima, ainda é o fator que mais influencia o mercado de câmbio. Porém, é possível destacar outros influenciadores como:

  • Intervenções do Banco Central quando existe uma instabilidade grande no mercado cambial, comprando ou vendendo títulos de dívida em moeda estrangeira;
  • Definição da taxa básica de juros no Brasil (Selic) e EUA;
  • Fatos Relevantes (Fatos políticos, Fatos econômicos, Fatos Sociais, Notícias em geral) e Outros…

Como conseguir um valor melhor na hora de comprar euro?

A partir da atenção às questões que influenciam a variação do câmbio é possível adotar algumas estratégias para fugir dos altos preços:

1 – Avaliar o histórico da variação da moeda: já é possível acompanhar pela internet o histórico de variação do euro, seja em grandes portais do setor de câmbio ou pelo site do Banco Central.

Quando a moeda apresentar quedas progressivas pode ser o indicativo de uma boa hora para comprar, dependendo principalmente de sua necessidade e convicção. Também é possível acompanhar os padrões de alta e, assim, evitá-los.

2 – Economia atual: ficar atento ao contexto atual brasileiro, sempre levando em consideração a realidade política e econômica, pois os acontecimentos nestes campos podem alterar drasticamente os preços da moeda. As relações do Brasil com os países Europeus influenciam, de forma indireta, no comportamento da cotação do euro, principalmente através das convicções, alianças e diretrizes da economia atual.

3 – Macroeconomia: é importante também ficar atento aos cenários políticos e econômicos mundiais, principalmente aquilo que tange a relação comercial entre os países mais representativos do mundo como os EUA, alguns da Europa e da Ásia.

O que acontece na política econômica, política, social e fiscal desses lugares tem grande influência na demanda e oferta das principais moedas estrangeiras.

4 – Calendário político nacional: eleições presidenciais e votações importantes, além de momentos de crise política, também devem ser relevantes. Em momentos de incerteza, acontece uma natural desvalorização da moeda Brasileira e consequentemente o aumento do preço das outras moedas.

5 – Divida a compra por etapas: tanto em momentos de instabilidade como em momentos de estabilidade, o melhor a se fazer é subdividir suas compras, principalmente em ciclos que acompanhem a baixa da cotação da moeda que você terá a necessidade de compra. Claro, sempre que o prazo e a disponibilidade permitam este planejamento.

Essa estratégia garante ao cliente uma taxa média de valor, ou seja, se não conseguir comprar pela melhor taxa, também não será sempre pela pior. É a estratégia mais sólida para quem quer mitigar riscos.

6 – Invista em planejamento e em informação: o planejamento é a estratégia mais assertiva para quem quer conseguir a taxa ideal de compra, fazê-lo aliado à fontes diversificadas de informação.

Ao seguir os passos acima mencionados, é possível, no mínimo, ter segurança de que fará uma boa compra e, com uma dose de sorte, conseguir até mesmo um ganho financeiro com sua compra de euro.

Conte com profissionais experientes e conhecedores do mercado cambial para te ajudar

A Focco Turismo é uma casa de câmbio especializada em compra, venda, remessas internacionais e formatação de pacotes de turismo, desde a elaboração da viagem até receptivos e passeios, tickets de parques, ingressos e muito mais.

Priorizamos o profissionalismo e a modernidade, investindo sempre em inovações tecnológicas e descobrindo novos processos que garantam aos clientes taxas baixas, menos burocracia, mais efetividade e um atendimento personalizado. Quer comprar euro com segurança? Preencha o formulário abaixo ou entre em contato conosco. Contamos com uma equipe de executivos de contas preparados para auxiliá-lo no que for preciso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dólar Americano (USD):
Consulte
EURO (EUR):
Consulte
Libra Esterlina (GBP):
Consulte
Dólar Australiano (AUD):
Consulte
Dólar Canadense (CAD):
4.3802
Franco Suiço (CHF):
Consulte
Fale com um consultor agora!