Cotação do Dólar - Análise e Aplicação Prática | Focco Turismo

Cotação do Dólar – Análise e Aplicação Prática

É muito estranho quando pensamos que é preciso gastar dinheiro para comprar dinheiro, mas o mercado cambial é importantíssimo para diversos serviços e auxílios para quem vai viajar ou fazer remessas ou pagamentos internacionais. Nesse contexto, o acompanhamento da cotação do dólar é um item essencial para não ficarmos para trás.

Muitos especialistas já equiparam a importância da análise da cotação do dólar ao viajar e fazer remessas tanto quanto verificar o passaporte ou adquirir as passagens aéreas. Mas, afinal, como podemos fazer esse acompanhamento?

Como acompanhar a cotação do dólar?

Atualmente já é possível encontrar diversos sites e portais de notícias que informam diariamente a cotação do dólar. Dentre os mais confiáveis está o site do Banco Central do Brasil, que apresenta o valor médio e boletins de uma determinada data ou período, além de informações sobre outros mercados que envolvem o dólar.

Entretanto, não é só a cotação diária é importante como também a análise do ranking VET (Valor Efetivo Total), que irá mostrar qual o custo total de uma operação de câmbio em reais por dólar, avaliando taxa de câmbio, tributos sobre a operação e demais custos e comissionamentos.

Como aplicar isso de forma prática na hora de comprar dólar?

O primeiro passo para comprar dólar é verificar o ranking do VET para ter uma base do valor cobrado pelos agentes autorizados nos últimos meses. As taxas são livremente pactuadas entre o comprador e o agente autorizado, o que reforça a ideia de que você deva ter o acompanhamento de uma casa de câmbio de confiança para que as tarifas específicas sejam justas e que o serviço seja profissional.

O valor varia, normalmente, de acordo com o método de pagamento. No geral, a compra em dinheiro vivo sai mais em conta do que pagar com o cartão de crédito. A forma de entrega também pode interferir no preço final.

É preciso também compreender os três tipos de taxas de cotação do dólar, que variam de acordo com a natureza da operação:

1 – Dólar comercial: concentra-se nas operações de importação, exportação e transferências financeiras. É utilizada para avaliar a valorização ou desvalorização do real perante o dólar e dependendo a operação, há a incidência de impostos e custos adicionais.

2 – Dólar turismo: refere-se às operações de compra e venda de moeda para pessoas físicas, incluindo os custos de operação e tributos.

3 – Dólar Paralelo: cuidado! É considerada uma negociação ilegal relacionada ao mercado de câmbio, também chamada de câmbio negro. É toda transação de moeda que não é intermediada por instituição financeira ou autorizada e, portanto, não registrada e, consequentemente, não tributada. Também é fortemente utilizada para operações fraudulentas como lavagem de dinheiro e evasão fiscal.

Dito isso, compreende-se que é preciso encontrar a casa de câmbio ou correspondente cambial que preste o serviço da forma adequada à suas necessidades. Nem sempre as autorizadas com preços razoáveis conseguem entregar um serviço de excelência e atendimento personalizado que façam você efetivamente economizar.

Em outros casos, a remessa internacional, quando possível, acaba por oferecer um valor final muito mais atrativo pelo tipo de operação realizada.

A ideia é ter um planejamento detalhado de qual a sua necessidade, seja ela viagem, venda ou fazer uma remessa internacional, e estruturar essa demanda com um profissional que possa encontrar os caminhos mais modernos e eficientes para que o processo seja rápido, menos burocrático e mais econômico possível.

Conte sempre com profissionais experientes e casas de câmbio confiáveis!

A Focco Turismo é uma casa de câmbio com experiência de mercado, oferecendo sempre o máximo em segurança, transparência e agilidade, auxiliando em serviços de compra, venda e remessas internacionais, assim como no acompanhamento profissional de pacotes de turismo, desde a elaboração do planejamento da viagem até receptivos e passeios, tickets de parques, ingressos e muito mais.

Contamos com um grupo de executivos de contas preparados para te ajudar na análise da cotação do dólar, encontrando sempre processos modernos e inovadores que buscam as menores taxas, menos burocracia, mais efetividade e um atendimento totalmente personalizado. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo. Venha ver como podemos ajudá-lo nessa tarefa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dólar Americano (USD):
Consulte
EURO (EUR):
Consulte
Libra Esterlina (GBP):
Consulte
Dólar Australiano (AUD):
Consulte
Dólar Canadense (CAD):
4.3780
Franco Suiço (CHF):
Consulte
Fale com um consultor agora!