Cotação do Euro - Saiba como Ter a Melhor | Focco Turismo

Cotação do Euro – Saiba como Ter a Melhor

O aumento da instabilidade geopolítica em diferentes partes do planeta, seja em mercados emergentes quanto nos mais consolidados como os EUA e Europa, influenciam nas variações da taxa de câmbio e exigem do comprador alguns requisitos básicos de organização para encontrar a melhor cotação do Euro.

A verdade é que o acompanhamento e análise da cotação do Euro se tornou uma tarefa indispensável para quem quer viajar com economia, principalmente quando falamos do Real frente às moedas internacionais mais utilizadas pelo mundo. Em outras palavras, se tornou um ato corriqueiro planejar a compra de moeda com tanta importância quanto verificar o passaporte ou comprar as passagens aéreas.

Como fazer o acompanhamento e análise da cotação do Euro?

A ideia não é apenas acompanhar a cotação da moeda no site do Banco Central do Brasil ou em outro site de confiança que também forneça os dados, mas que haja um estudo de como a moeda variou em determinado período e quais as expectativas macroeconômicas até a data da viagem. Além disso, é fortemente recomendável que sejam feitas compras parciais do valor de objetivo ao longo do tempo até uma data próxima da viagem.

O próprio site do Banco Central, junto de sites de notícias e análises macroeconômicas fornecem materiais interessantes para uma análise neste sentido, mas cuidado, resultados passados não garantem resultados futuros. Por isso é de fundamental importância que seja analisa principalmente a expectativa de (des)valorização da moeda.

Além disso, o valor encontrado no site do banco central ou na maioria das plataformas de consulta, não estão contempladas todas as taxas e custos inerentes à operação que deseja realizar,por esta razão, é preciso fazer uma análise do valor VET (Valor Efetivo Total) de cada local que ofereça a oportunidade de realizar sua compra.

O Ranking VET disponibilizado pelo Banco Central indica o custo médio total de operações de câmbio em cada banco/corretora, considerando não só a cotação mas os tributos, custos e comissionamentos inerentes ao serviço cobrados ao longo do mês de escolha para a análise, em outras palavras, é o custo médio total de obtenção da moeda em cada banco ou corretora.

O ranking VET também nos dá uma base sólida do valor médio que foi cobrado pelos bancos e corretoras nos últimos meses. Como as taxas são livremente pactuadas entre a entidade e o comprador, é importante ter o conhecimento das taxas cobradas para celebrar um acordo benéfico para ambas as partes e, principalmente, ter uma idéia do custo relativo dos principais players do mercado. Solicite-nos um orçamento de nosso VET para a moeda que precisa.

Onde realizar a compra: bancos ou casas de câmbio?

As casas de câmbio, ou correspondentes cambiais, geralmente oferecem condições mais justas nos serviços relacionados a câmbio e turismo, ou seja, além de celebrar um acordo mais vantajoso, você contará com profissionais que trabalham constantemente com aqueles serviços, e que muitas vezes conseguirão entregar um atendimento mais personalizado, seguro, otimizado e muitas vezes mais completo, além da facilidade de poder contratar facilidades colaterais a sua viagem ou pagamento internacional.

– Mas, por que não os bancos?

O grande gargalo do ambiente de câmbio é rito necessário para cadastro de clientes exigido pelo COAF e pelo BACEN na mitigação de operações fraudulentas como evasão fiscal e lavagem de dinheiro. Os bancos por possuírem o cadastro de seus clientes já em seus bancos de dados, podem trabalhar com taxas mais altas por conta da conveniência cadastral que possuem. Se você busca a máxima conveniência e não liga de pagar 10 ou 20% mais caro nacompra de Euros, o banco estará esperando por você.

Além disso, a flexibilização de taxas nos bancos é bem mais difícil e exige que seja um correntista que, antes de mais nada, dê um bom lucro ao banco.

Cuidado com o mercado paralelo

Comprar Euro no chamado câmbio negro (transação de moeda estrangeira não intermediada por instituição financeira ou autorizada) é considerado uma negociação ilegal. Além disso, uma compra muito díspare com o mercado pode trazer diversas dores de cabeça com questões de segurança e legitimidade do dinheiro comprado.

Aposte em planejamento e informação

Dito isso, é importantíssimo que se avalie e encontre uma casa de câmbio ou corresponde cambial que consiga entregar um serviço perfeito para sua demanda, seja ela comprar, vender ou realizar remessas internacionais.

Mesmo que a negociação em casas de câmbio costume ser mais vantajosa em relação às instituições bancárias, nem sempre essas conseguem prestar o serviço de forma adequada às suas necessidades. Por isso, invista em planejamento e informação.

A ideia é ter a organização pronta de qual será a sua necessidade, seja ela na elaboração da viagem, compra, venda ou transferência internacional, e estruturar essa demanda com o auxílio de um profissional que encontre os caminhos mais modernos e eficientes do mercado.

Dentre os principais pontos que devem ser organizados e auxiliados por um profissional do mercado, estão:

  • Avaliação de qual é a melhor estratégia de câmbio para sua demanda: seja o uso de dinheiro em espécie, cartões pré-pagos, débito ou de crédito internacional, até mesmo, quando possível, a remessa internacional que garanta mais economia na transação;
  • Qual é o melhor momento para comprar de acordo com a sua disponibilidade de tempo e recursos. Independente do valor, opte sempre pela compra fracionada garantindo um valor médio positivo. O ideal é aguardar momentos de queda da moeda para realizar a compra parcial;

Conte sempre com uma casa de câmbio com experiência e atualizada no mercado

A Focco Turismo conta com um grupo de executivos de contas experientes e preparados para te ajudar em todas as etapas do seu processo. Priorizamos e investimos o máximo em segurança, transparência e agilidade, auxiliando clientes em serviços de compra, venda, remessas internacionais, seguro viagem, aquisição de cartões internacionais e no planejamento e elaboração de viagens, desde receptivos, passeios até aquisição de tickets de parques, ingressos e muito mais.

Buscamos os processos mais modernos e inovadores que possam proporcionar aos nossos clientes as menores taxas, menos burocracia, mais eficiência e um atendimento totalmente personalizado. Quer uma ajuda na cotação do Euro? Preencha o formulário abaixo ou entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo. Podemos te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dólar Americano (USD):
Consulte
EURO (EUR):
Consulte
Libra Esterlina (GBP):
Consulte
Dólar Australiano (AUD):
Consulte
Dólar Canadense (CAD):
4.3809
Franco Suiço (CHF):
Consulte
Fale com um consultor agora!