Dólar Turismo - Peculiaridades e Formas de Aquisição | Focco Turismo

Dólar Turismo – Peculiaridades e Formas de Aquisição

O dólar é a moeda oficial dos Estados Unidos e de outros 4 países. Além disso, é sem dúvidas a moeda mais utilizada no mundo inteiro, tanto na livre circulação como nas reservas internacionais e negociações comerciais pelo mundo. Só para se ter uma ideia, em 2013 havia US$ 2,7 trilhões de dólares em circulação e estima-se que 2 terços desse dinheiro circula fora dos Estados Unidos.

No entanto, apesar de sua vasta popularidade, principalmente após o fim da II Guerra Mundial, as operações financeiras entre o dólar e o real ainda sofrem grandes contratempos, principalmente para quem está planejando uma viagem ou cogitando realizar uma transferência internacional. O centro de toda confusão costuma se concentrar na compreensão da cotação do dólar comercial e as diferenças para o dólar turismo, e é exatamente desse tema que falaremos nesse artigo.

Qual é a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo?

Quem está se preparando para uma viagem ou é novato na realização de operações internacionais financeiras no exterior, costuma se surpreender com o valor elevado cobrado pelas instituições autorizadas quando comparado a cotação que vemos diariamente nos sites de notícias e no noticiário televisivo.

Essa diferença acontece porque o dólar comercial é utilizado na negociação de grandes empresas na importação e exportação de mercadorias, em movimentações financeiras do governo no exterior e em empréstimos de brasileiros residentes fora do país.

Pode-se dizer, em designação simples, que a cotação do dólar comercial é feita em operações que agreguem valor e crescimento ao país, sendo uma forma de objetivar uma posição mais benéfica no comércio exterior e também na remessa de capitais.

Por outro lado, o dólar turismo é a cotação utilizada para viagens internacionais, nos gastos em estabelecimentos internacionais e também na conversão de débitos efetuados em moeda estrangeira no cartão de crédito e outros.

Ela costuma ser mais cara que o dólar comercial, pois para se comprar e vender o dólar turismo é preciso adquirir o dinheiro em mãos, o que acarreta maiores custos com transporte, manutenção e seguro contra roubos, elevando o preço da moeda para compensar os gastos.

Essas diferenças acontecem pois o Brasil, desde 1999, adotou um sistema de câmbio flexível (antes o câmbio tinha um valor pré-fixado ante o real) que pode ser negociado livremente por quem compra e quem vende a moeda.

Por isso, não basta apenas programar a própria viagem como também estabelecer um planejamento de compra estruturado, comparando os valores praticados pelas diferentes instituições e o melhor custo-benefício, pois isso pode fazer uma grande diferença no final, seja em termos financeiros como em comodidade e eficiência de operações.

Mas, afinal, onde comprar o dólar turismo?

As operações de câmbio com dólar podem ser feitas, basicamente, em instituições bancárias ou em casas de câmbio, cada uma com suas características:

1 – Casas de câmbio: costumam ter um trâmite de documentação mais complexo, porém, oferecem taxas mais atrativas e serviços mais personalizados, o que ajuda muito na hora de tirar dúvidas importantes e estabelecer os melhores processos para cada operação, principalmente por serem especialistas neste segmento de mercado.

Claro, existem diferenças entre casas de câmbio e é preciso pesquisar e comparar não só as taxas cobradas, como também sua reputação no mercado e se está legalmente autorizada e é experiente na realização das transações que você demanda.

2 – Instituições bancárias: oferecem, comumente, taxas mais elevadas em comparação as casas de câmbio, independente da qualidade de correntista ou dos pacotes de serviços diferenciados que possa oferecer.

Apesar de, em muitas situações, ser mais “cômodo” procurar pela instituição bancária para realizar suas operações internacionais, estas costumam apresentar taxas de administração e de câmbio (margem embutida nos lucros) que elevam o valor da operação, principalmente pelo fato do mercado cambial não ser a principal demanda e especialização da maioria das instituições bancárias.

Além dessas duas opções, há quem ainda se arrisque nas operações de dólar paralelo. Cuidado! O mercado de câmbio negro é uma negociação ilegal e não é intermediada por uma instituição financeira ou autorizada e, portanto, não é registrada e, consequentemente, não tributada, sendo muito utilizada, inclusive, para operações fraudulentas como lavagem de dinheiro e evasão fiscal, o que pode lhe render muita dor de cabeça futuramente.

Dito isso, é preciso compreender que a melhor forma de comprar dólar turismo é feita com um estratégico planejamento, encontrando a casa de câmbio ou correspondente cambial que consiga prestar um serviço adequado às suas demandas.

A verdade é que nem sempre as autorizadas com preços razoáveis conseguem entregar um serviço de excelência e atendimento personalizado que façam você efetivamente economizar e otimizar tempo.

Por isso, a ideia é formatar um planejamento detalhado de qual a sua necessidade, seja ela em viagem, venda ou alguma operação de remessa internacional, estruturando essa demanda com um profissional que possa encontrar os caminhos mais modernos e eficientes para que a operação seja rápida, econômica, eficiente e menos burocrática.

Converse com um especialista da Focco Turismo e tire suas dúvidas

A Focco Turismo tem vasta experiência em diferentes serviços de câmbio, investindo na capacitação de seus profissionais e na evolução de processos que possam oferecer aos clientes menos burocracia e um atendimento personalizado, eficiente, seguro e transparente.

Apostamos nos caminhos com soluções modernas e tecnológicas que otimizem tempo sem perder de vista o profissionalismo, oferecendo os melhores protocolos para:

  • Compra e venda de moedas estrangeiras;
  • Atendimento corporativo de funcionários viajantes;
  • Seguro viagem;
  • Programação de pacotes de turismo;
  • Aquisição de cartões pré-pagos;
  • Delivery de valor adquirido;
  • Diferentes operações de remessas internacionais.

Quer uma cotação vantajosa e um serviço especializado para a compra de dólar turismo? Converse com um de nossos executivos de contas agora mesmo. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato via telefone. Venha ver como podemos estruturar uma operação segura, vantajosa e eficiente para a sua necessidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dólar Americano (USD):
Consulte
EURO (EUR):
Consulte
Libra Esterlina (GBP):
Consulte
Dólar Australiano (AUD):
Consulte
Dólar Canadense (CAD):
4.4058
Franco Suiço (CHF):
Consulte
Fale com um consultor agora!