Melhor Forma de Comprar Dólar - Passos Básicos | Focco Turismo

Melhor Forma de Comprar Dólar – Passos Básicos

Em períodos em que o Dólar tem o preço muito elevado, conhecer a melhor forma de comprar Dólar se tornou um item fundamental para não sair perdendo em suas viagens. Afinal, cada quantia economizada pode fazer toda diferença lá na frente, não é mesmo?

Quem mora no Brasil e viaja constantemente ou que possui gastos no exterior, sabe como a moeda estrangeira oscila bastante, fazendo com que a busca pela melhor forma de comprar Dólar se torne um planejamento necessário que exige estratégia e conhecimento das nuances que envolvem esse tipo de operação cambial. Vejamos alguns passos essenciais para garantir uma boa negociação:

Passo 1: compreendendo o dólar turismo

Existem três tipos de Dólar no mercado, e é importante que o compreendamos para que a cotação faça sentido e você saiba como estrategicamente se posicionar na hora de realizar qualquer tipo de operação financeira internacional. Vejamos:

  • Dólar comercial: trata-se da cotação utilizada nas transações da bolsa de valores, em negociação feitas no exterior entre empresas e pelo governo federal. Trata-se, teoricamente, da cotação utilizada nas transações que agregam crescimento ao país, por isso costumam ter uma cotação bem mais acessível;
  • Dólar turismo: é a cotação padrão para diversas modalidades de operações financeiras de pessoas físicas em viagem ao exterior, desde remessas internacionais, compra de moeda em espécie, até as compras feitas no cartão de crédito e débito, utilizados no exterior;
  • Dólar paralelo: são as operações realizadas por pessoas ou entidades não autorizadas para comercialização das moedas estrangeiras. Não que seja proibido você ter dólares em casa. Porém, é obrigatório que declare a quantia que está entrando no país quando volta de uma viagem. Além disso, esse tipo de negociação é fortemente utilizada para operações fraudulentas como lavagem de dinheiro e evasão fiscal, o que pode comprometer sua viagem e lhe trazer muita dor de cabeça caso alguém decida investigar como foi feita sua aquisição.

Essas diferenciações na cotação do Dólar acontecem porque desde 1999 o Brasil adotou um sistema de câmbio flexível. Em outras palavras, um câmbio que pode ser negociado livremente por quem compra e vende a moeda.

Isso quer dizer que, para comprar e vender o dólar turismo, é preciso ter o dinheiro em mãos, consequentemente adquirir notas, o que acarreta custos com transporte, manutenção e seguro para o caso de roubo, o que acaba por elevar o preço da moeda para a compensação desse custo.

Além disso, outros fatores governamentais também podem influir no valor final do dólar, como a variação da alíquota do IOF que já variou entre 0,38% a 1/1% nos últimos dez anos, refletindo certo aumento na hora de realizar operações de câmbio.

Passo 2: encontrando a melhor opção

As instituições bancárias costumam oferecer taxas mais altas para os clientes, independentemente da qualidade de correntista ou dos pacotes de serviços diferenciados que tenha contratado. Mesmo o valor do câmbio sendo estabelecido pelas grandes empresas do setor financeiro, essas ainda sim costumam apresentar taxas de administração e câmbio (margem embutida nos lucros) que acabam por encarecer o processo, principalmente pelo fato do mercado cambial não ser a especialidade da maioria dos bancos.

Com isso, quem procura por economia e flexibilidade, costuma optar pelos serviços das casas de câmbio, quando experientes e qualificadas. Além disso, as casa de câmbio costumam englobar outros serviços que, por vezes, pode significar um processo mais adequado para sua demanda ou englobar outros tipos de serviços que você necessita além da compra da moeda estrangeira, como pagamentos de cursos, remessas internacionais e outros.

Passo 3: traçando a melhor estratégia

A maneira mais positiva para fazer uma operação vantajosa da compra de dólares é trabalhando com organização e planejamento, procurando sempre por instituições que ofereçam a melhor relação entre risco, conveniência e custo.

Ao priorizar a negociação que lhe forneça mais segurança e comodidade, você poderá negociar com mais propriedade e encontrar um meio termo satisfatório para ambas as partes. Nesse prisma, utilizar ferramentas como o Ranking do VET (Valor Efetivo Total), disponibilizado no site do Banco Central do Brasil, lhe ajudará a ter uma noção básica do valor cobrado (com custos administrativos embutidos) pelos principais players do mercado.

Passo 4: conte sempre com profissionais qualificados para lhe direcionar os melhores processos

A Focco Turismo investe pesado na capacitação de seus profissionais e na busca por processos que ofereçam aos clientes menos burocracia, mais eficiência, menores taxas e uma gama de serviços para sua melhor comodidade.

Perseguimos os melhores caminhos com soluções tecnológicas que possam otimizar o tempo de transação sem perder de vista a segurança, transparência e profissionalismo na:

  • Compra e venda de moedas estrangeiras;
  • Atendimento corporativo de funcionários viajantes;
  • Seguro viagem;
  • Programação de pacotes de turismo;
  • Aquisição de cartões pré-pagos;
  • Delivery de valor adquirido;
  • Remessas internacionais.

Quer a melhor forma de comprar Dòlar? Preencha o formulário abaixo, converse com um de nossos executivos de contas agora mesmo. Venha conferir como podemos lhe oferecer uma operação vantajosa, personalizada e eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dólar Americano (USD):
Consulte
EURO (EUR):
Consulte
Libra Esterlina (GBP):
Consulte
Dólar Australiano (AUD):
Consulte
Dólar Canadense (CAD):
4.4067
Franco Suiço (CHF):
Consulte
Fale com um consultor agora!