O que é IBAN? Entenda os Códigos de Identificação | Focco Turismo

O que é IBAN? Entenda os Códigos de Identificação

Mas, afinal, o que é IBAN? O International Bank Account Number (IBAN) é um código único para cada conta internacional que padroniza a identificação de contas bancárias. A numeração do código IBAN está no contrato de abertura de contas ou na seção de transferências internacionais da área logada de cada banco e é constituída em até 34 caracteres alfanuméricos (no Brasil 29).

Compreender o que é o IBAN passa por entendermos que existem erros entre as diferentes transferências internacionais. O fato é que existem muitas instituições bancárias no mundo, cada uma delas com diversas agências espalhadas, divididas entre estados e cidades, necessitando de um mecanismo padronizado para garantir maior segurança e efetividade as operações cambiais.

O sistema IBAN, portanto, foi criado com o intuito de harmonizar os diversos pagamentos internacionais, facilitando as operações e baixando os custos. Esse número foi regulamentado como padrão de identificação no Brasil pelo Banco Central em 14 de fevereiro de 2013, através da Circular nº 3.625 e é regido pela ISO 3616, como também registrado perante a Society for Worldwide International Financial Telecommunication (SWIFT).

Como é formado o código IBAN?

No Brasil, o código IBAN é formado por 29 caracteres alfanuméricos (pode chegar até 34 caracteres em outros países). Atualmente, cerca de 69 países utilizam o código em suas transações (sejam elas internacionais como em algumas nacionais). Como o exemplo:

BR 38 60701190 02190 0000147277 C 1

  1. As duas primeiras letras representam o código do país;
  2. Os dois dígitos na sequência são o código verificador;
  3. Os próximos oito números representam o código identificador do banco no BACEN;
  4. Depois vem o número da agência bancária;
  5. Em seguido o número da conta do cliente;
  6. A letra na sequência indica se a conta é corrente ou poupança;
  7. Por último, o número indica quantos titulares há na conta.

A numeração do código IBAN está disponível no contrato de abertura da conta ou na seção de transferências internacionais na área digital do sistema online de cada banco. É possível consultar ou validar um número através do site do IBAN, seja encontrando um número em “calcular IBAN” ou validando um código em “Validar IBAN”. Você também pode ligar para sua agência ou gerente de contas e pedir o código IBAN.

É importante frisarmos que o IBAN muda de acordo com a agência e conta. Algumas instituições exigem, além do IBAN, um código SWIFT para realizar determinadas transferências.

Qual a diferença entre o SWIFT e IBAN?

O IBAN é utilizado para identificar a conta de destino das remessas internacionais, enquanto que o código SWIFT é um sistema que conecta as instituições financeiras pelo mundo, codificando as informações enviadas pela rede para assegurar o sigilo e evitar fraudes. Cada banco tem um código SWIFT próprio e único, que é identificado pela rede para concluir operações cambiais e transferir o valor de um banco para outro.

Converse com um executivo de contas da Focco Turismo e compare nossos serviços e taxas

A Focco Turismo é uma casa de câmbio especializada na compra e venda de moedas estrangeiras, na formatação de pacotes de turismo, desde a elaboração do planejamento de viagens até receptivos, passeios, tickets de parques, ingressos e outros, e na realização de diversas remessas internacionais.

Investimos pesado na capacitação de nossos profissionais, sempre preparados para te auxiliar na melhor análise das cotações, encontrando processos inovadores que garantam as menores taxas, menos burocracia, mais produtividade e um atendimento totalmente personalizado.

Nossa equipe executiva de contas é treinada no segmento de private banking, pronta para lhe auxiliar em operações de remessas internacionais como:

  • Transferências de patrimônio: transferência de valores ao exterior correspondentes ao patrimônio de pessoas que estejam mudando de país (residência);
  • Disponibilidade no exterior: transferência de recursos de depósito em conta no exterior de titularidade do cliente;
  • Manutenção de residente: transferência financeira a título de manutenção de pessoas físicas no exterior. Público principal: estudantes universitários, adolescentes em intercâmbio e parentes próximos;
  • Serviços de educação: pagamento de taxas escolares, inscrição em cursos, congressos, seminários, despesas cobradas por instituições de ensino (alojamento, alimentação, fornecimento de material didático);
  • Transferências corporativas: transferências empresariais, pagamentos e recebimentos internacionais, importação e exportação, dividendos.

Quer fazer uma operação cambial com a devida autorização, regulamentação, agilidade e transparência? Preencha o formulário abaixo, entre em contato agora mesmo. Venha ver como podemos te oferecer as melhores condições do mercado!

Dólar Americano (USD):
4.3831
EURO (EUR):
4.8602
Libra Esterlina (GBP):
5.8271
Dólar Australiano (AUD):
3.0994
Dólar Canadense (CAD):
3.4395
Franco Suiço (CHF):
4.6267
Todos os Valores em Reais estão com IOF. - Os valores são flutuantes e podem sofrer alterações até o momento do fechamento. Fale com um consultor agora!