Onde Comprar Dólar? Conheça os Caminhos | Focco Turismo

Onde Comprar Dólar? Conheça os Caminhos

Saber onde comprar dólar mais barato é uma das tarefas mais maçantes de uma viagem ao exterior. Isso porque os valores flutuam e a cotação pode sofrer altas oscilações em um mesmo dia.

A verdade é que quando falamos em onde comprar dólar, estamos falando da forma e do local mais adequado, seguro e rentável para se realizar a compra de moeda.

Cada centavo economizado tem reflexo diretamente em seu bolso e na experiência que você busca ao viajar ou realizar alguma transferência ao exterior, por esta razão, é fundamental ter um bom planejamento e um parceiro profissional que possa te auxiliar nesse processo.

Como e onde comprar dólar?

1 – Comprar dólar em bancos: O banco em que você possui sua conta bancária normalmente não é o local mais apropriado para se encontrar a melhor taxa de câmbio, principalmente por oferecer este serviço dentro de uma esfera de grande conveniência.

O banco possui toda a documentação do correntista em mãos, inclusive todas as informações de comprovação de movimentação financeira para liberação de limite e comprovação de identidade e endereço. Consequentemente seu serviço possui menor necessidade de rigor de Compliance e acaba por ser mais dinâmico. Porém, para funcionar, o banco necessita de grande estrutura operacional, além de sistemas e pessoas. Isso torna a operação muito mais cara e normalmente não permite grande mobilidade de negociação.

Apenas na esfera quase que pessoal, dependendo da instituição financeira, da formatação da conta e da agência em que o correntista tem conta, existe a possibilidade de se negociar a taxa.

Mas, sempre antes de fechar algum negócio, é importante que se verifique o valor efetivo total por dólar (VET) e que o compare com outras instituições, principalmente com as casas de câmbio.

O VET é a taxa final para conversão da moeda, somando-se ao valor do dólar comercial as taxas de administração, comissionamentos e custos adicionais da operação. Nesta lógica, é fundamental que se solicite o valor do VET em cada corretora e banco para se comparar as informações nas mesmas bases.

2 – Comprar dólar em casas de câmbio: apesar de operar principalmente com a cotação turismo do dólar, as casas de câmbio oferecem um serviço diferenciado, uma vez que possuem menores custos operacionais e maior flexibilidade de customização. Não se esqueça de perguntar o VET da cotação para fazer as comparações.

As casas de Câmbio estão liberadas a realizar grande parte das operações autorizadas aos bancos como: compra e venda de moeda, remessas e pagamentos internacionais; além de poderem proporcionar serviços adicionais ao objetivo do cliente, como: pacotes de viagem, seguros, cartões pré-pagos e chips de celular.

3 – Remessa internacional: Quando há a necessidade de se enviar dinheiro ao exterior, deve-se cogitar a possibilidade de realizá-lo por meio de remessa. Além de ser rápida e segura, proporciona menores custos do que os da obtenção do próprio papel moeda. Isso porque o processo é feito online por meio de transferências bancárias. Você transfere o capital à um banco no Brasil, e este o disponibiliza em qualquer banco no mundo onde possua conta corrente em seu nome, ou de terceiros, dependendo da finalidade da operação. (Veja também: Impostos incidentes no Câmbio)

Qual é o câmbio mais barato e justo?

Existe duas nomenclaturas principais para taxa de câmbio: a taxa do dólar comercial e a taxa do dólar turismo.

De forma bastante simples, a cotação do dólar comercial é o valor do mercado para a conversão de moeda em transações comerciais. Seu valor é uma referência do mercado obtido a partir de importações e exportações registradas via CACEX no Banco do Brasil.

Já a cotação turismo, ou dólar turismo, é o valor da operação envolvendo papel moeda, até o consumidor final, incluindo os custos da burocracia e segurança para sua obtenção. Seu valor utiliza como referência principal o dólar comercial e, sobre ele, são praticados os spreads (ou custos administrativos) e Impostos.

O spread, além de envolver a taxa de conveniência pelo serviço prestado (como serviços de delivery e estrutura), deve ser proporcional aos custos que envolvem a obtenção do dinheiro, dentre eles os custos com adequação à legislação, funcionários capacitados, carro forte e segurança.

Não há um valor fixo convencionado para a prática do spread para essa cotação, por isso, é fundamental que, ao pesquisar, busque uma casa de câmbio segura, profissional, transparente e que ofereça um serviço com o melhor custo-benefício para você.

O que levar em consideração antes de comprar dólar na casa de câmbio?

1 – Verifique se a instituição está autorizada pelo Banco Central: viajar com dinheiro em espécie sem recibo de compra pode trazer problemas sérios com as autoridades, inclusive com risco de ter o montante apreendido em caso de dúvidas relacionadas com a procedência do valor.

Ao escolher uma casa de câmbio apenas pela economia, você corre o risco de adquirir cédulas sem recibo e, como acontece em muitos casos, com cédulas falsas. Não há órgão que proteja o consumidor que fez um negócio no mercado paralelo.

2 – Programa-se para comprar com antecedência: comprar moedas estrangeiras no aeroporto definitivamente não é uma boa opção para quem quer economizar. O motivo é muito similar ao dos bancos também cobrarem uma taxa final mais alta, neste caso, por estarem próximas aos portões de embarque, onde há grande fluxo de pessoas, o valor efetivo total da transação (VET), ou seja, a soma do spread da conveniência com o IOF, costuma ser superior inclusive do que nos bancos.

Diversos especialistas do mercado recomendam que a compra de moeda estrangeira seja feita por etapas. Com isso, o viajante terá uma taxa de câmbio média comprando em intervalos de queda da moeda até a data da viagem, e não apenas em um único.

3 – Fique de olho nos impostos: a grande maioria das transações que envolvem câmbio de moedas estrangeiras no Brasil existe a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Ao obter papel moeda, certifique-se de que os impostos sejam recolhidos e que você guarde seu recibo. Os decretos-lei publicados entre 2016 e 2018 fixaram a alíquota de 0,38% para transferências internacionais (remessas de dinheiro) para uma conta de titularidade diferente e de 1,1% para contas de mesma titularidade.

Os cartões pré-pago, de crédito e débito, apesar de mais seguros em comparação a locomoção de dinheiro em espécie, têm uma grande diferença de IOF que chega a 6,38%. Além disso, mesmo que surja uma oportunidade de compra em um dia de cotação baixa da moeda estrangeira, ainda sim você só vai saber o valor que vai pagar no dia do fechamento da fatura.

4 – Compare o VET (ou valor efetivo total): compare os resultados de acordo com valor efetivo total (VET), ou seja, levando em consideração as taxas e margens de lucro. Se possível, opte pela remessa internacional os custos de obtenção do papel moeda normalmente o torna mais caro.

Quer uma ajuda? Entre em contato com um de nossos especialistas!

A Focco Turismo é uma casa de câmbio que investe e se compromete com o futuro do mercado de câmbio no Brasil, prezando sempre pela segurança, transparência e rapidez em seus serviços, seja no auxílio de formatação de pacotes de viagens (desde a elaboração até receptivos e passeios, tickets de parques, ingressos e mais) até a compra e venda de moedas e remessas internacionais.

Contamos com um grupo de executivos de contas profissionais e preparados para indicar os melhores caminhos para suas demandas, assim como os melhores momentos para comprar e vender moedas estrangeiras.

Acreditamos e incentivamos a implementação de inovações tecnológicas no mercado de câmbio, descobrindo novos processos que ofereçam aos nossos clientes menores taxas, menos burocracia, mais eficiência e um atendimento personalizado. Quer saber onde comprar dólar mais barato e seguro? Preencha o formulário abaixo ou entre em contato conosco. Venha ver como podemos traçar um planejamento perfeito para a sua necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dólar Americano (USD):
Consulte
EURO (EUR):
Consulte
Libra Esterlina (GBP):
Consulte
Dólar Australiano (AUD):
Consulte
Dólar Canadense (CAD):
4.4205
Franco Suiço (CHF):
Consulte
Fale com um consultor agora!