Quero Comprar Euro - O que Devo Fazer? | Focco Turismo

Quero Comprar Euro – O que Devo Fazer?

Quero comprar Euro, e agora? A verdade é que apenas o acompanhamento da cotação da moeda desejada via Banco Central do Brasil ou sites especializados em operações cambiais não é mais suficiente para encontrarmos a melhor cotação do Euro. É preciso que um estudo mais detalhado sobre o tema seja feito, e nesse artigo vamos elencar alguns fatores essenciais para realizar uma compra positiva.

Quero comprar Euro: como encontrar a melhor cotação?

O valor encontrado nos sites ou plataformas de consultas de taxas de câmbio acabam não contemplando as taxas e custos inerentes à operação desejada, reforçando a necessidade de uma análise mais criteriosa, principalmente calculando o VET (Valor Efetivo Total) de cada local que ofereça a oportunidade de realizar a sua compra.

O Ranking VET, que é disponibilizado pelo Banco Central em seu site, indica o custo médio total das operações de câmbio em cada banco/corretora, considerando a cotação em conjunto com os tributos, custos e comissionamentos embutidos ao serviço cobrados ao longo do mês escolhido para a análise. Em outras palavras, o ranking lhe mostra o custo médio total para obtenção do Euro em cada banco ou corretora.

A utilização do Ranking VET nos ajuda a criar uma base sólida do valor médio cobrado pelas instituições, muito importante para termos um bom conhecimento dos preços praticados, afinal, as taxas são livremente pactuadas entre as entidades e o comprador, e é fundamental que conheçamos a ideia de custo relativo aos principais players do mercado para celebrar um acordo justo para ambas as partes envolvidas na negociação.

Comprar Euro: bancos ou casas de câmbio?

O grande problema no ambiente de câmbio, normalmente, se relaciona com o rito formal necessário para o cadastro de clientes exigido pelo COAF e BACEN na mitigação de operações fraudulentas como lavagem de dinheiro e evasão fiscal. Nesses termos, os bancos, por possuírem o cadastro de seus clientes em seus bancos de dados, podem trabalhar com taxas mais altas por conta da conveniência cadastral que possuem, o que pode encarecer o processo entre 10 a 20% acima do que comumente vemos em operações cambiais de compra de Euro. Além disso, é muito difícil falar em flexibilidade de taxas quando falamos de instituições bancárias, sendo restrita a correntistas que geram lucros positivos para o banco.

As casas de câmbio, por sua vez, costumam oferecer condições mais justas nos serviços relacionados a câmbio e turismo, celebrando acordos mais vantajosos, flexíveis, e que muitos vezes entregam um atendimento mais personalizado, seguro e otimizado que facilitam as diferentes demandas inerentes a compra de Euro, desde pagamentos internacionais, delivery, análise de cotação, melhores opções de operações, planejamento de viagem.

De qualquer maneira, tenha sempre muito cuidado com o chamado câmbio negro (transação de moedas estrangeiras não intermediadas por instituições financeiras autorizadas), pois é uma negociação considerada ilegal. Além disso, uma compra com valores muito diferentes dos praticados no mercado pode trazer diversas dores de cabeça com questões de segurança e legitimidade do valor adquirido.

Quais as principais considerações para realizar uma compra positiva?

Dentre os temas essenciais para se considerar ao comprar Euro estão:

  • Avalie sempre o histórico da variação da moeda, trabalhando sua compra quando a moeda apresentar quedas progressivas. Claro, sempre trabalhando em cima da sua demanda;
  • Fique sempre atento ao contexto atual da política e economia do Brasil, pois acontecimentos negativos nestes campos podem alterar drasticamente os preços da moeda de forma veloz;
  • É importante também atentar-se aos cenários político e econômicos mundiais, principalmente em pontos que atinjam a relação comercial entre os países mais representativos do mundo como os EUA, alguns da Europa e Ásia;
  • O calendário político nacional também deve ser levado em consideração, afinal, as eleições presidenciais e votações importantes, além de momentos de crise, também são relevantes para uma desvalorização da moeda brasileira, consequentemente com o aumento do preço de outras moedas;
  • Procure sempre dividir sua compra por etapas, seja em momentos de instabilidade ou de estabilidade de mercado, garantindo uma taxa média de valor que irá consolidar uma estratégia sólida para mitigar riscos e garantir uma taxa média de valor;
  • Nunca se esqueça que o planejamento é a estratégia mais positiva para quem quer conseguir a taxa ideal de compra, por isso sempre trabalhe com um espaço de tempo razoável para sua viagem (mínimo de 6 meses).

Conte sempre com profissionais qualificados para te ajudar nesse processo!

A Focco Turismo investe pesado na capacitação de seus executivos de contas, sempre buscando por processos mais modernos que garantam as menores taxas, menos burocracia e um atendimento personalizado.

Fornecemos uma gama de serviços com qualificação e experiência em processos de compra e venda de moedas estrangeiras, na formatação de pacotes de turismo e na realização de diferentes transferências internacionais, tais como:

  • Transferências de patrimônio: transferência de valores ao exterior correspondentes ao patrimônio de pessoas que estejam mudando de país (residência);
  • Disponibilidade no exterior: transferência de recursos de depósito em conta no exterior de titularidade do cliente;
  • Manutenção de residente: transferência financeira a título de manutenção de pessoas físicas no exterior. Público principal: estudantes universitários, adolescentes em intercâmbio e parentes próximos;
  • Serviços de educação: pagamento de taxas escolares, inscrição em cursos, congressos, seminários, despesas cobradas por instituições de ensino (alojamento, alimentação, fornecimento de material didático);
  • Transferências corporativas: transferências empresariais, pagamentos e recebimentos internacionais, importação e exportação, dividendos.

Quer uma ajuda para encontrar a melhor cotação do Euro? Preencha o formulário abaixo ou entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo. Podemos te ajudar!

Dólar Americano (USD):
Consulte
EURO (EUR):
Consulte
Libra Esterlina (GBP):
Consulte
Dólar Australiano (AUD):
Consulte
Dólar Canadense (CAD):
4.4191
Franco Suiço (CHF):
Consulte
Fale com um consultor agora!