Ranking do VET - Como Utilizar com Sabedoria? | Focco Turismo

Ranking do VET – Como Utilizar com Sabedoria?

O Banco Central do Brasil possui uma ferramenta online muito útil para facilitar a vida de quem está querendo viajar aproveitando as melhores taxas de câmbio para compra e venda de moedas estrangeiras. Trata-se do Ranking do VET (Valor Efetivo Total), que permite que o usuário ranqueie e compare diferentes instituições que comercializam moedas, desde corretoras até bancos, segundo o valor efetivo total de suas operações cambiais.

O VET não considera apenas a taxa de câmbio, como também o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)e o valor da Swift, expressando seu valor em reais, permitindo que o viajante saiba quanto ele de fato investiria para comprar a quantidade desejada da moeda estrangeira (ou quanto ele receberia ao vendê-la).

Como utilizar site do Banco Central do Ranking do VET?

Para utilizar a ferramenta o usuário deve entrar no site do BC e ir ate a aba de Ranking do VET, informar qual é o seu objetivo, de compra ou venda de moedas, qual a moeda desejada, se a operação será em dinheiro em espécie ou cartão pré-pago e a quantia da moeda estrangeira que deseja vender o adquirir.

Ao informar isso nos devidos campos de preenchimento, a ferramenta irá ranquear as instituições mais baratas para as mais caras, informando o número de operações daquele tipo realizados no último mês fechado, o VET médio dos últimos dois meses e o valor simulado em reais daquela operação (de quanto o viajante gastaria ao comprar ou receberia ao vender), também dos últimos dois meses.

Além do dólar americano é possível pesquisar uma série de outras moedas na ferramenta do Banco Central, como euro, peso argentino, dólar australiano, iene, coroa norueguesa e outros.

Não se baseie apenas no Ranking do VET!

Realizar uma operação cambial justa não se trata apenas de acompanhar a cotação da moeda, mas que haja um estudo de como a moeda variou em determinado período e quais as expectativas macroeconômicas dos países envolvidos em sua viagem até a sua data. Além disso, é altamente recomendável que você faça compras parceladas do valor de objetivo ao longo do período pré-viagem, o que reforça a ideia de que é preciso trabalhar em um período médio de, pelo menos, 6 meses de planejamento.

O Ranking do VET deve servir como uma ferramenta para contemplação de todas as taxas e custos inerentes à operação que você deseja realizar, considerando não só a cotação como também os tributos, custos e comissionamentos inerentes ao serviço cobrado, nos dando uma base sólida para negociar. Afinal, como as taxas são livremente pactuadas entre as entidades cambiais e o próprio comprador, é importante que tenhamos conhecimento das taxas cobradas a fim de celebrar um acordo benéfico para ambas as partes.

Aposte sempre em planejamento e informação!

É importantíssimo que sua avaliação da casa de câmbio ou corresponde cambial seja baseada não só no oferecimento de um custo médio positivo, mas que também leve em consideração como é realizado o serviço específico para sua demanda, seja ela comprar, vender ou realizar remessas internacionais.

O objetivo é que você tenha um mapeamento de qual será a sua necessidade, seja ela na elaboração de uma viagem, na compra, venda ou transferência internacional, estruturando essa demanda com o auxílio de um profissional que encontre caminhos modernos para mais agilidade, menos burocracia e eficiência em custo médio justo.

Dentre os pontos mais importante para eleger a melhor estratégia para sua operação cambial estão:

  1. Avalie qual é a melhor iniciativa cambial para sua demanda: seja o uso de dinheiro em espécie, aquisição de cartões pré-pagos, débito ou crédito internacional, ou até mesmo, quando possível, a utilização de remessas internacionais que garantam mais economia na transação;
  2. Avalie qual é o melhor momento para comprar de acordo com sua disponibilidade de tempo e recursos. Independente do valor pretendido, opte sempre pela compra fracionada, garantindo um valor médio razoável. O ideal é aguardar os momentos de queda da moeda para realizar compras parciais.

Conte sempre com profissionais preparados para te auxiliar em sua demanda cambial

A Focco Turismo tem vasta experiência em diferentes serviços de câmbio, investindo na capacitação de seus profissionais e na evolução de processos que possam oferecer aos clientes menos burocracia e um atendimento personalizado, eficiente, seguro e transparente.

Apostamos nos caminhos com soluções modernas e tecnológicas que otimizem tempo sem perder de vista o profissionalismo, oferecendo os melhores protocolos para:

  • Compra e venda de moedas estrangeiras;
  • Atendimento corporativo de funcionários viajantes;
  • Seguro viagem;
  • Programação de pacotes de turismo;
  • Aquisição de cartões pré-pagos;
  • Delivery de valor adquirido;
  • Diferentes operações de remessas internacionais.

Quer uma cotação vantajosa e um serviço especializado para a compra de moedas estrangeiras? Converse com um de nossos executivos de contas agora mesmo. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato via telefone. Venha ver como podemos estruturar uma operação segura, vantajosa e eficiente para a sua necessidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dólar Americano (USD):
Consulte
EURO (EUR):
Consulte
Libra Esterlina (GBP):
Consulte
Dólar Australiano (AUD):
Consulte
Dólar Canadense (CAD):
4.3780
Franco Suiço (CHF):
Consulte
Fale com um consultor agora!