Remessa de Dinheiro do Exterior para o Brasil - Tributação | Focco Turismo

Remessa de Dinheiro do Exterior para o Brasil – Tributação

Quando falamos em tributação é preciso muita atenção para conhecermos a fundo os impostos que se espalham em praticamente toda compra que realizamos. Dentre as preocupações mais recorrentes de quem mora fora do país ou de quem precisa realizar remessas internacionais é a tributação incidente dos proventos recebidos do exterior. Afinal, qual é a tributação de remessa de dinheiro do exterior para o Brasil?

A primeira regra para conhecermos esse complexo sistema é compreendermos que não existe cobrança de impostos se você já paga impostos no país de origem do seu dinheiro. Claro, caso você receba dinheiro do exterior que ainda não foi tributado no país de origem, você deverá pagar os impostos onde reside!

Uma pessoa que recebe recursos no Brasil, mas vive na Europa, por exemplo, já tem tributado os impostos incidentes no momento em que o dinheiro cai em sua conta no Brasil, normalmente retidos na fonte. Por outro lado, se você mora no exterior deve declarar a decisão à Receita Federal e no órgão responsável de onde residir para não haver bitributação.

Pontos importantes na realização de remessas internacionais

É importante ressaltar que todo dinheiro recebido precisa ser declarado e todo valor oriundo de lavagem de dinheiro (ou branqueamento de capitais) é crime e deve ser combatido legalmente.

Os impostos que incidem sobre o dinheiro recebido do exterior variam conforme o montante transferido e na forma escolhida para sua transferência. Consequentemente, quem recebe mais paga mais e quem menos, paga menos.

Muitos bancos, instituições e plataformas digitais no Brasil oferecem o serviço de recebimento de dinheiro do exterior, normalmente exigindo a existência de uma conta corrente do remetente no Brasil.

As taxas e tarifas incidentes variam dependendo da opção escolhida, porém, em termos globais, é importante que se verifique aspectos como:

  • Taxa de envio no banco do país de origem do dinheiro;
  • Custos SWIFT (no banco de origem no exterior e/ou do banco intermediário e/ou do banco de destino no Brasil);
  • Eventual taxa de recebimento do banco de destino no Brasil;
  • Valor do IOF.

Converse com um executivo de contas da Focco Turismo e compare nossos serviços e taxas

A Focco Turismo é uma casa de câmbio especializada na compra e venda de moedas estrangeiras, na formatação de pacotes de turismo, desde a elaboração do planejamento de viagens até receptivos, passeios, tickets de parques, ingressos e outros, e na realização de diversas remessas internacionais.

Investimos pesado na capacitação de nossos profissionais, sempre preparados para te auxiliar na melhor análise das cotações, encontrando processos inovadores que garantam as menores taxas, menos burocracia, mais produtividade e um atendimento totalmente personalizado.

Nossa equipe executiva de contas é treinada no segmento de private banking, pronta para lhe auxiliar em operações de remessas internacionais como:

  • Transferências de patrimônio: transferência de valores ao exterior correspondentes ao patrimônio de pessoas que estejam mudando de país (residência);
  • Disponibilidade no exterior: transferência de recursos de depósito em conta no exterior de titularidade do cliente;
  • Manutenção de residente: transferência financeira a título de manutenção de pessoas físicas no exterior. Público principal: estudantes universitários, adolescentes em intercâmbio e parentes próximos;
  • Serviços de educação: pagamento de taxas escolares, inscrição em cursos, congressos, seminários, despesas cobradas por instituições de ensino (alojamento, alimentação, fornecimento de material didático);
  • Transferências corporativas: transferências empresariais, pagamentos e recebimentos internacionais, importação e exportação, dividendos.

Quer fazer uma remessa do exterior para o Brasil com a devida autorização, regulamentação, agilidade e transparência? Preencha o formulário abaixo, entre em contato agora mesmo. Venha ver como podemos te oferecer as melhores condições do mercado!

Dólar Americano (USD):
4.2145
EURO (EUR):
4.6869
Libra Esterlina (GBP):
5.4111
Dólar Australiano (AUD):
3.0001
Dólar Canadense (CAD):
3.2842
Franco Suiço (CHF):
4.3857
Todos os Valores em Reais estão sem o IOF. - Os valores são flutuantes e podem sofrer alterações até o momento do fechamento. Fale com um consultor agora!