Remessa para o Exterior - Como Fazer com Segurança? | Focco Turismo

Remessa para o Exterior – Como Fazer com Segurança?

A remessa para o exterior pode ser resumida como o envio de dinheiro para uma conta no exterior de forma menos burocrática, pois por não necessitar da mesma segurança das transações envolvendo papel moeda, proporcionam menores custos, possibilitam a mobilização de valores maiores e resultam em mais agilidade na operação.

Dentre os processos mais comuns que envolvem a remessa para o exterior estão a disponibilidade (transferência para conta no exterior), manutenção de residente e doações. O conhecimento das diferentes operações de remessas internacionais é importante, pois o Banco Central do Brasil tem um enquadramento diferente para cada operação cambial, sendo importante conhecê-la para calcular corretamente a quantidade de impostos que incidirão na transação.

Quais são os principais impostos que incidem nas operações de remessas para o exterior?

Como dito acima, dependendo da natureza da operação de remessa pode-se englobar ou não determinados impostos. De maneira geral, são 3 os principais impostos sobre as operações de remessa internacional:

  • Custo de contato de SWIFT ou taxa de transferência: é um valor fixado pelo banco ou corretora por cada operação de remessa;
  • IOF: o Imposto sobre Operações Financeiras que pode atingir até 6,38% sobre a operação, como também pode ser isenta dependendo da remessa;
  • IR: da mesma maneira como o IOF, a incidência do Imposto de Renda irá depender da finalidade da operação para a correta definição de sua alíquota. Fatores como o país de destino ou origem da operação são importantes para se analisar, já que existem países que evitam a bitributação respeitando tratados internacionais com o Brasil.

A análise do Spread também se faz necessária para que você realize uma operação justa e qualificada. Claro, nunca deixe de buscar por instituições sérias, habilitadas, transparentes e que ofereçam um serviço personalizado que se enquadre em suas demandas.

O spread pode ser resumido como a diferença do valor da cotação comercial e o valor que a instituição oferece ao cliente final.

O que preciso ter em mãos para iniciar uma remessa internacional?

As transferências internacionais comumente exigem a descrição da finalidade da remessa e algumas informações técnicas como:

  • Documento de identificação do remetente (quem envia) com CPF;
  • Comprovante de endereço do remetente (quem envia);
  • Comprovante de renda (com declaração do IR atualizada) para valores acima de 15.000 USD;
  • Dados completos da conta do destinatário (quem recebe) com código SWIFT, IBAN, ABA e demais dados da conta bancária assim como a cidade e país da conta do destinatário.

Onde é mais seguro realizar remessas para o exterior?

A pesquisa e planejamento devem sempre fazer parte de qualquer operação financeira internacional. Atualmente, as empresas de tecnologia financeira que desenvolvem plataformas online de envio de dinheiro ao exterior são as que mais estão ganhando mercado. Porém, se por um lado agilizam os processos burocráticos e diminuem os custos, estas ainda não estão 100% em sintonia com as normas de verificação de compliance exigidos pelas autoridades governamentais. Com isso, algumas pessoas já estão sofrendo sanções fiscais, inclusive perdendo o valor remetido ao exterior após realizarem operações por aplicativos dessas empresas.

A verdade é que a dinâmica de burocracia varia bastante de lugar para lugar. Em geral, os bancos são as autoridades de mercado e pulam algumas etapas de compliance como a comprovação de renda, residência e documento de identidade. Porém, essa agilidade documental resulta no repasse de custos mais altos, assim como as casas de câmbio localizadas em aeroportos para a compra de moeda em espécie.

Por outro lado, não é toda casa de câmbio que irá fornecer melhores serviços que as instituições bancárias, já que algumas instituições dessa natureza exigem que o cliente compareça pessoalmente para assinar o contrato de câmbio e apresentar os documentos a fim de se adequar às normas de compliance do Banco Central e do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

O ideal é contar com uma empresa de boa reputação no mercado, com experiência em processos tecnológicos que ofereça meios mais ágeis de operação, que esteja de acordo com as normas fiscais vigentes e que consiga orientar cada cliente com propriedade e personalização, oferecendo o máximo em segurança, agilidade e custo.

Converse com um executivo de contas da Focco Turismo e compare nossos serviços e taxas

A Focco Turismo é uma casa de câmbio especializada na compra e venda de moedas estrangeiras, na formatação de pacotes de turismo, desde a elaboração do planejamento de viagens até receptivos, passeios, tickets de parques, ingressos e outros, e na realização de diversas remessas internacionais.

Investimos pesado na capacitação de nossos profissionais, sempre preparados para te auxiliar na melhor análise das cotações, encontrando processos inovadores que garantam as menores taxas, menos burocracia, mais produtividade e um atendimento totalmente personalizado.

Nossa equipe executiva de contas é treinada no segmento de private banking, pronta para lhe auxiliar em operações de remessas internacionais como:

  • Transferências de patrimônio: transferência de valores ao exterior correspondentes ao patrimônio de pessoas que estejam mudando de país (residência);
  • Disponibilidade no exterior: transferência de recursos de depósito em conta no exterior de titularidade do cliente;
  • Manutenção de residente: transferência financeira a título de manutenção de pessoas físicas no exterior. Público principal: estudantes universitários, adolescentes em intercâmbio e parentes próximos;
  • Serviços de educação: pagamento de taxas escolares, inscrição em cursos, congressos, seminários, despesas cobradas por instituições de ensino (alojamento, alimentação, fornecimento de material didático);
  • Transferências corporativas: transferências empresariais, pagamentos e recebimentos internacionais, importação e exportação, dividendos.

Quer fazer uma remessa para o exterior com a devida autorização, regulamentação, agilidade e transparência? Preencha o formulário abaixo, entre em contato agora mesmo. Venha ver como podemos te oferecer as melhores condições do mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dólar Americano (USD):
Consulte
EURO (EUR):
Consulte
Libra Esterlina (GBP):
Consulte
Dólar Australiano (AUD):
Consulte
Dólar Canadense (CAD):
4.3773
Franco Suiço (CHF):
Consulte
Fale com um consultor agora!